domingo, 25 de julho de 2010

L.P. Tele aulas de 1 até 10

Módulo I
Unidade 1
Dinâmicas das tele aulas de língua portuguesa de 1 até 10

1- O conceito de substantivos:
Modelo adaptado do Livro do professor de língua portuguesa do novo telecurso, página 20, volume 1.

Problematização:
Você sabe que palavra é esta?

Objetivos:
  • Trabalhar o conceito de substantivos
  • Elaborar frases
  • Conhecer o significado das palavras através do dicionário
  • Refletir sobre a importância das palavras
Justificativa:
Os alunos ao iniciarem as aulas de língua portuguesa são apresentados a importância das palavras, linguagens e modo de expressão. As palavras possuem classes e dentre elas os substantivos. O professor tem a oportunidade de avaliar a forma com que o aluno está escrevendo e se comunicado tanto na forma escrita quanto na verbal.

Modo de fazer:
Cole em uma cartolina ou papel pardo as seguintes tarjetas lado a lado em qualquer ordem:
AÇÕES   QUALIDADES   OBJETOS/COISAS   ESTADOS/SENTIMENTOS   SERES REAIS   SERES IMAGINÁRIOS

 Faça tarjetas de tamanhos menores com as seguintes palavras:
 CONSTRUÇÃO, ESPERTEZA, AMOR, LÁPIS, HOMEM, SEREIA, LOBSOMEM, MULHER, TELEVISOR, FELICIDADE, INTELIGÊNCIA, FUGA, GRITARIA, CORAGEM, EMOÇÃO, COMPUTADOR, ANIMAIS, BRUXA, CORRIDA, HUMILDADE, ALEGRIA, RAIVA, CASA, COLEGAS, CAIPORA, NATAÇÃO, BONDADE, COMPAIXÃO, TELEFONE, PESSOAS.

Estas últimas tarjetas são distribuidas aos alunos e eles são convidados a  colocar em baixo das tarjetas que estão coladas no papel pardo. Depois peça aos alunos que escolham uma linha horizontal de palavras e tentem formar uma frase com todas as palavras da mesma linha.

Num segundo momento os alunos são convidados a darem o significado das palavras com o auxílio do dicionário.


Conclusão:
Impossível formar uma frase, mesmo trocando as palavras de lugar,porque não existem verbos, adjetivos, artigos, advérbios, etc. Tem-se apenas substantivos e a frase por mais bem arrumada que fique, tem a aparência de uma coisa telegrafada sem sentido e sem nexo.


No segundo momento os alunos tem a oportunidade de fazer o uso do dicionário como um aliado na compreensão das palavras, formação de frases com uma única palavra em sua linguagem oral.


2- Polissemia 
Os vários sentidos de uma única palavra.
Modelo adaptado do Livro do professor de língua portuguesa do novo telecurso, página 29, volume 1.

Problematização:
Como está o seu coração?

Objetivos:
  • Reconhecer a multiplicidade de sentidos de uma única palavra ou locução 
  • Perceber o uso em sentido figurado das palavras
 Justificativa:
A polissemia ajuda o aluno a perceber o dinamismo da língua. são raras as palavras que não apresentam vários sentidos, se apresentando como um fenômeno comum e natural entre as diferentes línguas.Difere da homonímia por ser a mesma palavra, e não, palavras com origens diferentes que convergiram foneticamente; as causas da polissemia são: 1) os usos figurados, por metáfora ou metonímia, por extensão de sentido, analogia etc.; 2) empréstimo de acepção que a palavra tem em outra língua.
Na homonímia a palavra tem a mesma escrita (homônimos homografos) ou o memso som (homônimos homofanos). Ex: São do verbo ser (3ªpess., do pl, do pres. Ind.)
                         São de estar saudável
                         São de santo, São Jorge


Modo de fazer:
Prepare tarjetas grandes ou médias com as seguintes frases e distribua entre os alunos
Abrir o coração
De cortar o coração
Do fundo do coração
Entregar o coração a alguém
Ficar com o coração nas mãos
Fazer das tripas o coração
Por o coração à larga (de lado)
Ter coração mole
Ter um grande coração
Ter um coração de pedra
Ter o coração perto da goela


Peça para os alunos andarem aleatóriamente pela sala, e ao seu sinal eles param e seguram na mão do colega que estiver mais próximo. Um irá dizer a sua frase para o outro e explicar o que a frase significa para ele. Depois poderemos socializar entre todos da turma.


Conclusão:
A turma é composta de 90% de homens, e no início foi bem difícil fazer com que expressassem seus sentimentos. havia uma certa resistência pela condição do gênero. Pergntei para a turma se por um acaso um homem é desprovido de sentimentos, como: raiva, ódio, rancor, amizade e amor. Eles se entreolharam. 

Continuei falando com a turma que eles tinham que se libertar destas condições impostas pela sociedade machista,que alçassem vôo nas asas da imaginação e deixassem fluir o que eles tinham de mais bonito dentro deles: a condição humana de distinguir os sentimentos e senti-los com a intensidade devida. Expliquei que ninguém tem como avaliar a intensidade de um amor e um ódio em outro ser humano, só a própria pessoa pode avaliar.


Então, continuamos a dinâmica e escutei as belas conclusões que os alunos poderiam dar, respeitando os limites e querendo superar os mesmos.


3- Tipos de linguagem
As várias formas de expresão da comunicação
Modelo proposto no curso de capacitação do PA EM


Problematização:
Que língua você fala?


Objetivos:
  • Trabalhar a linguagem oral e corporal
  • Reconhecer as várias formas de expressão da comunicação
Justificativas:
Existem vários tipos de comunicação, desde um simples animal que pode se comunicar através de feromônios até o ser racional e inteligente que pode usar o seu próprio corpo para expressar um pensamento. O uso de uma linguagem apropriada faz com que mensageiro e destinat rio usem signos de decodificação que sejam compreensiveis para ambos.

Modo de fazer:
Separe dois grupos de quatro pessoas. Cada grupo tem uma missão, onde irão mostrar uma cena sem o uso de frases e palavras compreensivas. Poderão fazer mímicas ou dizer palavras como bbbbbzzzzzzzzz, fizzzzzzzz, blá blá blá, etc.
O primeiro grupo foi a um estádio de futebol e o segundo grupo estava numa sala de aula, onde um dos integrantes era o professor.

Conclusão:
A turma se comunica constantemente com o uso de gírias e palavras de baixo calão. O uso de uma linguagem informal admite estes tipos de palavras, mas procurei mostrar à turma que dentro de uma entrevista de emprego não ficaria bem, ou mesmo ao atender um cliente, a linguagem deve ser mais educada e formal. O uso constante deste tipo linguagem ao qual a turma está habituada cria uma espécie de vício, e mesmo sem querer as palavras de baixo calão saem, sem a pessoa perceber. Insisti com a turma que nãopodem chegar a um cliente e dizer: "-tá ligado?". Chegariam para a pessoa e diriam: "- O senhor(a) deseja alguma coisa? Em que posso ajudar?" Tá ligado não é uma boa forma de comunicação dentro de um ambiente de trabalho.
A turma se identificou bem com a linguagem corporal e identificaram seus vícios de linguagem.


4- Interpretação de textos
As várias formas de expressão da comunicação


Problematização:
Qual é o seu sonho?


Objetivos:
  • Trabalhar os signos verbais e auditivos através da leitura
  • Reconhecer o significado e sentido das palavras
  • Interpretar o uso das palavras na ação da comunicação
  • Identificar a poesia como um dos gêneros de literatura na arte de escrever
  • Aprofundar o conhecimento dentre os diferentes tipos de linguagem para comunicar o viver e o vivido através das palavras e dos gêneros de literatura.
Justificativa:
Trabalhar a interpretação de um dos gêneros da literatura propicia a estimulação da sensibilidade dos alunos. TEm a oportundade de desenvolver a funcionalidade da leitura não só como um reconhecimento de signos linguísticos, mas como também a intimidade do uso das palavras em suas várias formas de significação. O uso do dicionário é sempre indispensável nas nossas aulas, onde o entendimento das significações extrapolam a razão e a emoção do misterioso mundo das palavras.


Modo de fazer:
Distribuir o poema impresso entre os alunos. Antes da leitura paragrafada, chamar a atenção dos alunos para o que está escrito lá no final do poema. Pergunte o que significa o texto. Discuta com eles a importância do período histórico em que foi produzido o poema. Isto ajudará a entender melhor o poema, o porque dele ser escrito. Estimule uma pesquisa sobre o período Napoleônico e o autor Victor Hugo.

Poema para ser impresso:

Eu Sonhei Um Sonho

Eu sonhei que o amor nunca morreria
Eu sonhei que Deus seria misericordioso

Então eu era jovem e destemida
Quando sonhos surgiram e foram usados e desperdiçados
Não havia nenhum resgate a ser pago
Nenhuma canção não cantada, nehum vinho intocado

Mas os tigres vêm à noite
Com suas vozes suaves como trovão
Como eles despedaçam sua esperança
Transformando seus sonhos em vergonha

E ainda sim sonhei que ele veio até a mim
E que viveríamos os anos juntos
Mas há sonhos que não podem ser sonhados
E há tempestades que não podemos prever

Eu tive um sonho que minha vida seria 
Tão diferente deste inferno que estou vivendo
Tão diferente daquilo que parecia
Agora a vida matou o sonho que sonhei


O poema faz parte da peça Os Miseráveis, baseada no livro de mesmo nome escrito por Victor Hugo em 1862, na França, durante o período histórico de Napoleão Bonaparte. A peça Os Miseráveis já foi vista por 42 milhões de pessoas em 29 países. A versão britânica está em cartaz em Londres desde 1980.

Num segundo momento, fale com a turma que o poema é cantado e que eles conheçem. Foi um fenômeno mundial de interpretação. Pergunte a turma se eles querem ouvir o poema cantado, para suscitar a curiosidade deles. E coloque o vídeo para rodar.





Conclusão:
Os alunos tiveram a possibilidade de praticar não só a oralidade de um poema, bem como a funcionalidade dos significados dentro de um gênero literário.
Puderam perceber que o hábito da leitura desvenda mundos e rompe barreiras históricas culturais.
A percepção da turma foi a necessidade de prestar mais atenção em outras disciplinas, como história. Perceberam que as divisões didáticas em disciplinas são apenas ferramentas educacionais para se ministrar conteúdos específicos da área, mas que uma se entrelaça na outra, como se estivessem em uma grande teia bem arquitetada.
A turma  primeiro ficou muito curiosa quanto a forma cantada, e extremamente surpresa com o vídeo. Fizeram a observação de que deveriam pesquisar mais sobre um tema para aprofundar seus conhecimentos.
O que nos remete para o questionamento inicial: "-Qual é o seu sonho?"
Conforme eles mesmo dizem: "-Professora, nós vamos tirar uma onda, porque ninguém pode imaginar que a Suzan Boyle canta um poema de Victor Hugo, que faz parte de uma peça que está em cartaz há 30 anos."
O entusiamo dos alunos e o despertar curioso está nascendo em cada um deles, e observar este crescimento, é maravilhoso!

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