Dentro do Projeto autonomia, temos uma atividade que se chama Percurso Livre de Matemática. Aqui foram introduzidas algumas dinâmicas para estimular e fazer uma avaliação dos alunos na disciplina
1- Linguagem matemática e operações básicas
Modelo retirado do caderno de Período de Integração, páginas 50 e 51. algumas targetas foram adaptadas.
Questionamento:
Eu tenho, você tem?
Objetivos:
- Usar a linguagem matemática como forma de reconhecimento de conceitos, como antecessor e sucessor de um número. Números pares e ímpares, múltiplos e fracionários
- Reconhecer as operações básicas de soma, subtração, multiplicação e divisão
- Interpretar a linguagem matemática no uso de operações básicas, bem como a sua linguagem.
Justificativas:
A matemática, assim como as demais disciplinas possuem uma linguagem própria e específica, muitos dos alunos no ensino médio trazem diferentes dificuldades oriundas do ensino fundamental, por isso se faz necessário uma avaliação prévia para ver como anda a bagagem de conhecimento do discente.
Modo de fazer:
Prepare tarjetas de 6 x 6 cm com o modelo abaixo. Coloque de cabeça para baixo e peça aos alunos para escolherem um ou dois, até que as tarjetas terminem. Peça então, para que um dos alunos comece com a sua tarjeta. Proceguir com o jogo até que todas as tarjetas terminem.
Check out this SlideShare Presentation:
Eu tenho, quem tem?
View more documents from Silvana.
Conclusão:
Os alunos sairam-se bem quanto a linguagem matemática, no entanto apresentaram dificuldades em multiplicação e divisão.
2- Números Multiplicativos e Fracionários
Questionamentos:
1- Quer contar comigo?
2- Quer apostar o dobro ou nada?
3- Quer dividir uma pizza comigo?
Objetivos:
- Preparar e compreender uma tabela com as tabuadas de um até nove.
- Identificar por simbologia a linguagem dos números múltiplos
- Compreender a linguagem dos números fracionários
Justificativas:
Os alunos mostraram uma certa dificuldade na resolução de problemas que envolvam a multiplicação e a divisão, a contextualização destas linguagens e suas operações ajudam na compreensão dos conceitos.
Modo de fazer:
Divida a turma em três grupos e peça para que façam cartazes. Proponha um questionamento para cada cartaz. Instrua cada grupo a elaborar o seu.
1- Tabuada: uma tabela
2- Números multiplicativos: foi usado a forma cilindrica para expressar a unidade. A forma de triângulo, como tem três lado adota a significação de triplo. E a forma quadrada de quádruplo. Com estas tres formas geométricas básicas o aluno terá a oportunidade de criar, para expressar os outros números multiplicativos.
3- Números fracionários: foi sugerido a contextualização na forma de uma pizza, o que os aproxima de seu cotidiano.
Conclusão:
Os alunos passaram a compreender melhor a linguagem matemática dos números multiplicativos e fracionários. No entanto, expressaram vermente que tinham dificuldades de realizar a operação de divisão.
Então propus assistirmos a tele aula do ensino fundamental que explica direitinho como realizar uma divisão. Em seguida passei alguns exercícios para fixarmos os conteúdos.
Aulas do ensino fundamental utilizadas foram:
Excelente trabalho lindo , preciso entrar em contato com a Autora para que eu possa aprender de como de fato devemos nós aprimorar nossas atividade e Dinâmica. Parabéns. gilberto.tinho@ig.com.br
ResponderExcluir