Projeto complementar que faz parte do projeto pedagógico do Colégio, com o tema África.
Questionamento:
O a África tem haver com a Copa do Mundo?
Objetivos:
- Aproximar o aluno de nossa diversidade cultural, tendo como berço de um dos povos colonizadores de nosso país o continente africano.
- Relacionar o tema África com a copa do Mundo
- Contextualisar com música sobre o tema
- Discutir fatores políticos, sociais, culturais e econômicos do Brasil e da África
- Perceber que o esporte e a música tem a capacidade de unir o mundo pela paz
O continente africano é um dos berços colonizadores de nosso país, muitas das nossas diversidades culturais são oriundas deste país historicamente.
Como estamos em época de Copa do Mundo, sugeri aos alunos que encontrassem uma relação entre os dois temas: África x Copa do Mundo.
Modo de fazer:
1- Pesquisa bibliográfica
2- Contextualização
3- Montar um painel
Resultados:
1- Pesquisa bibliográfica:
Alguns dos trabalhos feitos pelos alunos.
Check out this SlideShare Presentation:
2- Contextualização:
Apresentei à turma duas músicas do projeto Playing for change, música em volta do mundo para conectar e trazer paz, o qual já foi visto por mais de 30 milhões de pessoas. Um trabalho extraordinário da Sony que durou quatro anos, onde percorreram cinco continentes e gravaram com cerca de cem músicos que normalmente se apresentam nas ruas e praças.
Discutimos sobre as músicas desde a leitura de imagem até o aprofundamento que interliga ao trabalho deles sobre a África.
Para saber mais, clique nos links abaixo:
http://www.playingforchange.org/
http://playingforchange.com/
As músicas apresentadas foram:
War/ no more trouble
Guerra/ sem problemas
Até que a filosofia que sustenta uma raça superior
E outro Inferior
É finalmente
E permanentemente
Desacreditado
E abandonadas
Havera guerra
Eu digo guerra
Que até lá já não
Primeira classe e cidadãos de segunda classe de qualquer naçãoAté a cor da pele de um homemNão é de maior significado que a cor de seus olhosEu digo guerra
Até que os direitos humanos básicosSejam igualmente garantidos para todos,Sem distinção de raçaDiz uma guerraAté esse diaO sonho de paz duradoura,cidadania MundialEstado de moralidade internacionalPermanecerá em apenas uma ilusão a ser perseguida,Mas nunca alcançadaAgora havera guerra - a guerraAté que os regimes ignóbeis e infelizes
Que prendem nossos irmãos em Angola,
Em Moçambique,África do SulSub-escravidão humanaForam derrubados,Totalmente destruídaBem, havera guerra
Eu digo guerraGuerra no leste,Guerra no Ocidente,Guerra no norte,Guerra no sulGuerra - a guerra -
Rumores de guerraE até aquele dia,O continente AfricanoVocê não conhece a paz,Nós africanos lutaremos - nós achamos que é necessário
E sabemos que vamos ganharComo estamos confiantesNa vitóriaDo bem sobre o malBem sobre o mal, yeah
Don't worryNão se preocupe
Vamos, não se preocupe meu irmãonesse mundo todos somos os mesmosnós devemos encontrar a paznós devemos encontrar isto juntosnão está longe do seu coraçãovocê tem a boa vibraçãodeixe seu coração seguir o ritmoquando a voz te der emoçãovocê tem paz completaQuando as borboletas dançam no céuQuando isso não parece com o que você queria que parecesse
Você tem a boa sensação (x2)Você tem a boa vibração
Até que os direitos humanos básicos
Que prendem nossos irmãos em Angola,
Em Moçambique,
Eu digo guerra
Rumores de guerra
E sabemos que vamos ganhar
3- Apresentação:
Depois da contextualisação e dicussões em torno de esporte, apartheid, Mandela e situações políticas, econômicas, sociais e culturais, os alunos montaram um painel.
Na apresentação para as outras turmas do Colégio, eu tenho o prazer e o orgulho de dizer que os alunos do PA EM noite, NÃO tinham nenhum papel na mão para ler. Se apresentavam educadamente, discursavam sobre o assunto e respondiam a todas as perguntas dos visitantes.
Deram um show de criatividade, e firmeza de conhecimento sobre a Associação Makana e a sua interrelação com a Copa do Mundo em seus muitos aspectos.
Nas imagens que verão abaixo, perceberam que eles montaram o painel com imagens, e usaram a técnica da leitura imagética para apresentar o trabalho.
PARABÉNS QUERIDOS ALUNOS!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário