quinta-feira, 29 de julho de 2010

Associação Makana x Copa do Mundo

Projeto complementar que faz parte do projeto pedagógico do Colégio, com o tema África.

Questionamento:
O a África tem haver com a Copa do Mundo?

Objetivos:
  • Aproximar o aluno de nossa diversidade cultural, tendo como berço de um dos povos colonizadores de nosso país o continente africano.
  • Relacionar o tema África com a copa do Mundo
  • Contextualisar com música sobre o tema
  • Discutir fatores políticos, sociais, culturais e econômicos do Brasil e da África
  • Perceber que o esporte e a música tem a capacidade de unir o mundo pela paz
Justificativa:
O continente africano é um dos berços colonizadores de nosso país, muitas das nossas diversidades culturais são oriundas deste país historicamente.
Como estamos em época de Copa do Mundo, sugeri aos alunos que encontrassem uma relação entre os dois temas: África x Copa do Mundo.

Modo de fazer:
1- Pesquisa bibliográfica
2- Contextualização
3- Montar um painel

Resultados:
1- Pesquisa bibliográfica:
Alguns dos trabalhos feitos pelos alunos.
Check out this SlideShare Presentation:

2- Contextualização:
Apresentei à turma duas músicas do projeto Playing for change, música em volta do mundo para conectar e trazer paz, o qual já foi visto por mais de 30 milhões de pessoas. Um trabalho extraordinário da Sony que durou quatro anos, onde percorreram cinco continentes e gravaram com cerca de cem músicos que normalmente se apresentam nas ruas e praças.
Discutimos sobre as músicas desde a leitura de imagem até o aprofundamento que interliga ao trabalho deles sobre a África.
Para saber mais, clique nos links abaixo:
http://www.playingforchange.org/
http://playingforchange.com/


As músicas apresentadas foram:
 War/ no more trouble
Guerra/ sem problemas

Até que a filosofia que sustenta uma raça superior

E outro Inferior
É finalmente
E permanentemente
Desacreditado
E abandonadas
Havera guerra
Eu digo guerra
Que até lá já não

Primeira classe e cidadãos de segunda classe de qualquer nação
Até a cor da pele de um homem
Não é de maior significado que a cor de seus olhos
Eu digo guerra
 Até que os direitos humanos básicos
Sejam igualmente garantidos para todos,
Sem distinção de raça
Diz uma guerra
Até esse dia
O sonho de paz duradoura,
cidadania Mundial
Estado de moralidade internacional
Permanecerá em apenas uma ilusão a ser perseguida,
Mas nunca alcançada
Agora havera guerra - a guerra
Até que os regimes ignóbeis e infelizes
Que prendem nossos irmãos em Angola,
Em Moçambique,
África do Sul
Sub-escravidão humana
Foram derrubados,
Totalmente destruída
Bem, havera guerra
Eu digo guerra
Guerra no leste,
Guerra no Ocidente,
Guerra no norte,
Guerra no sul
Guerra - a guerra -
Rumores de guerra
E até aquele dia,
O continente Africano
Você não conhece a paz,
Nós africanos lutaremos - nós achamos que é necessário
E sabemos que vamos ganhar
Como estamos confiantes
Na vitória
Do bem sobre o mal
Bem sobre o mal, yeah

Don't worry
Não se preocupe

Vamos, não se preocupe meu irmão
nesse mundo todos somos os mesmos
nós devemos encontrar a paz
nós devemos encontrar isto juntos
não está longe do seu coração
você tem a boa vibração
deixe seu coração seguir o ritmo
quando a voz te der emoção
você tem paz completa
Quando as borboletas dançam no céu
Quando isso não parece com o que você queria que parecesse

 Você tem a boa sensação (x2)
Você tem a boa vibração










3- Apresentação:
Depois da contextualisação e dicussões em torno de esporte, apartheid, Mandela e situações políticas, econômicas, sociais e culturais, os alunos montaram um painel.
Na apresentação para as outras turmas do Colégio, eu tenho o prazer e o orgulho de dizer que os alunos do PA EM noite, NÃO tinham nenhum papel na mão para ler. Se apresentavam educadamente, discursavam sobre o assunto e respondiam a todas as perguntas dos visitantes.
Deram um show de criatividade, e firmeza de conhecimento sobre a Associação Makana e a sua interrelação com a Copa do Mundo em seus muitos aspectos.
Nas imagens que verão abaixo, perceberam que eles montaram o painel com imagens, e usaram a técnica da leitura imagética para apresentar o trabalho.
PARABÉNS QUERIDOS ALUNOS!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário