segunda-feira, 26 de julho de 2010

L.P. Tele aulas de 1 até 10 continuação

Módulo I
Unidade 1
Dinâmicas das tele aulas de língua portuguesa de 1 até 10
Continuação

5- Tipos de textos, gênero textual
Uma Carta pessoal

Questionamento:
Sei me expressar?

Objetivos: 
  • Identificar elementos de comunicação, como: mensageiro, destinatário, mensagem, código e canal
  • Reconhecer a carta como um gênero textual que possui uma estrutura padrão de escritura
  • Saber usar a estrutura padrão de escritura de uma carta em linguagem informal
Justificativa:
Os alunos estão acostumados a escreverem pequenas mensagens em linguagem simbólica no ORKUT e MSN, o que nos remete a cometer erros dentro de nossa linguagem padrão. 
O mercado de trabalho está cada vez mais exigente quanto as formas de comunicação oral e escrita pelos profissionais, o treino do escrever e do reescrever faz com nos aprimoremos em termos de comunicação.
Para começar esta prática é sugerido que se começe com um gênero textual simples e comum em nosso cotidiano, que é uma carta de cunho pessoal em linguagem informal. 

Modo de fazer:
 Questione a turma se eles sabem como se escreve uma carta. E apresenta a forma padrão com que ela é escrita:
1- Localização geográfica e tempo cronológico, ou seja uma data.
Rio de Janeiro, 23 de abril de 2010
2- Vocativo, o nome da pessoa a quem a carta é dirigida, o destinatário
Querida professora,
3- Mensagem, aquilo que o remetente quer escrever, pode ser para informar algo acontecido, saber notícias, questionamentos, pedir informações, etc. 
4- Código, é a forma com que estamos nos comunicando, neste caso é através da palavra escrita, que pode ser de forma oral ou por símbolos também, conforme fazem nas comunicações digitais. A própria letra que usamos é um símbolo, do qual fomos treinados para identficar como sendo esta ou aquela, por exemplo: T, esta letra se chama tê, R e esta se chama erre.
5- Canal, é a tecnologia usada para enviar a mensagem, papel, telefone, computador, telegrafo, etc.
6- Assinatura, é a identificação de quem está enviando a mensagem, o remetente.
7- P.S., abreviatura da expressão latina post scriptum, que significa "depois de escrito". Geralmente é usado para reforças uma observação, ou algo que a pessoa tenha esquecido de escrever e queira chamar a atenção. O seu uso é opcional.

Peça para a turma escrever uma carta para alguém de quem goste muito e há muito tempo não tem notícias. Depois preencham adequadamente o envelope da carta: 
Na frente do envelope se coloca o destinatário: nome, endereço e código de endereçamento postal (CEP).
No verso escreve-se as informações do remetente: nome, endereço e o CEP

Conclusão:
A maioria da turma escreveu uma carta para a professora, contando as suas espectativas, esperanças e dissabores. Me senti muito honrada em poder receber tanto carinho, e ao mesmo tempo ser uma destinatária de tanta confiança. Espero, sinceramente, poder corresponder ao que eles almejam, se não tudo pelo menos uma boa parte. Vou tentar fazer o melhor que eu posso, com todas as minhas limitações e qualidades. Só não quero decepcioná-los, mas que compreendam que também estou aprendendo junto com eles.

6- Interpretação de textos
Tipos de textos

Questionamentos:
Eu escrevo como?

Objetivos:

  •  Reconhecer os códigos de linguagem
  • Identificar a forma como se escreve
  • Trabalhar formas de comunicação
  • Identificar o gênero textual
  • Educar o olhar visual
  • Diferenciar tipos de linguagem, como as formais, coloquiais, regionais e informais
Justificativa:
Os alunos dentro da proposta pedagógica da Fundação Roberto Marinho educam a visão para fazerem uma leitura imagética. A percepção do olhar fica acurada para perceber os detalhes das imagens e os porques de estarem lá. As imagens não só informam, como também ajudam a construir diferentes saberes através da memória visual. Aqui vale lembrar que uma imagem vale mais que mil palavras.
A proposta da atividade é proporcionar um brainstorming nos principais gêneros textuais que utilizam. Além de poder avaliar os códigos de linguagem e os tipos de linguagem.


Modo de fazer:
Aplique individualmente o documento anexo.

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I nterpretaçao gabarito
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Conclusão:
Foi uma ótima oportunidade para os alunos demonstrarem o seu aprendizado em nos códigos de linguagem e tipos de linguagem. No entanto, puderam perceber que necessitam de mais atenção em relação aos tipos textuais.

7- Classificação dos substantivos

Questionamento:
O que você sabe sobre substantivos?

Justificativa:
Uma boa maneira de aprofundar os conceitos de substantivos é a ferramenta de caça palavras. Os alunos gostam e ajudam a fixar os seus conhecimentos.

Modo de fazer:
Existe um programinha disponível na net que é fácil de baixar e usar. Ainda se pode editar o caça palavras numa planilha excel se for a preferência.
 Link: http://terrabrasil.softonic.com/ie/31609/EclipseCrossword

Aqui tem um exemplo do qual apliquei na turma.

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Conclusão:
Os alunos gostaram muito deste tipo de atividade, onde tiveram a oportunidade de aprofundar o tema de substantivos.

8- Substantivos femininos biformes

Questionamento:
Você sabe qual é o feminino?

Justificativa:
Substantivos é uma classe de palavras bastante extensa e complexa em suas muitas significações. Uma boa maneira de aprofundar o feminino de substantivos biformes é através de caça palavras.

Modo de fazer:
Existe um programa leve, de fácil instalação e uso, onde a pessoa pode criar  sua própria caça-palavras.
Link: http://blog.dicasdeexcel.com/2008/08/crie-seu-prprio-caa-palavras.html

Aqui tem um exemplo que apliquei na turma:
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Conclusão:
Mais uma ferramenta didática que os alunos adoraram, pediram para repetir sempre que possível. Gostam de aprender "brincando", conforme eles citam em sala de aula.

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