terça-feira, 27 de julho de 2010

Biologia

Dinâmicas de Biologia das tele aulas de 1 até 10


1- Nutrição

Questionamento:
O que você NÃO gosta de comer, e porque?

Objetivos:

  • Chamar atenção para o tipo de alimentação consumida pelo indivíduo
  • Questionar se a alimentação está sendo adequada para a manutenção da sua saúde
  • Fazer perceber que comer é diferente de se alimentar.
  • Levantar discussões de possíveis doenças causadas pela má nutrição

Justificativas:
É muito fácil perguntar ao jovem o que ele gosta de comer, e todos sabemos que a resposta preferida está nos fast foods.
O jovem em geral está acostumado a receber sermões sobre sua alimentação inadequada, mas dificilmente perguntam porque não gostam. Se é por hábito, por impulso, pela aparência, o tipo de sabor e até o paladar individual de cada um.
Fazer o jovem perceber que a sua saúde é importante, e que deve acostumar o seu paladar com alimentos saudáveis é muito difícil. além de fazê-los perceber que Comer não é a mesma coisa que se alimentar e nutrir.

Modo de fazer:
Pedir aos alunos que escrevam em seu caderno todos os alimentos de que não gosta.
Socializar na turma o que cada um escreveu, e em seguida levantar as discussões.

Conclusão:
Alguns alunos se mostraram avessos a fígado de boi, um aluno disse que não gosta da textura da cebola. Poucos na turma não gostam de todas as frutas. E a maioria não tem o hábito de comer legumes e verduras.
A turma chegou a conclusão de que uma alimentação adequada aliada a não ingestão de álcool e drogas, com boas horas de sono previne uma infinidade de doenças. Além disso coadjuvam exercícios físicos de qualquer espécie para uma saúde perfeita.

2- Experimento de Nutrientes

Questionamento:
O que você anda comendo?

Objetivos:

  • Analisar qualitativamente nutrientes básicos em alimentos consumidos no cotidiano
  • Identificar que um determinado tipo de alimento é mais rico em um dos nutrientes
  • Perceber que os alimentos tem a maioria dos nutrientes básicos, só que são mais ricos em um ou outro
  • Fazer com que o aluno adote uma postura investigatória científica
  • Confrontar o conhecimento empírico com o conhecimento científico
  • Usar a linguagem científica para registrar os fatos ocorridos em forma de tabelas e redação própria.

Justificativas:
Trazer para a sala de aula experimentos, mesmo que de forma demonstrativa, sempre despertam o interesse dos alunos no aprendizado. Os materiais usados são de fácil aquisição em super mercados e farmácias, proporcionando uma aproximação do conhecimento científico com o cotidiano do aluno.
A aula experimental aprofunda o conhecimento do aluno em nutrientes alimentares. Além de ajudar no uso de mais um tipo de gênero textual, o científico.
Fazer com que os alunos confrontem seus conhecimentos empíricos com os fatos científicos, traz um reflexionar sobre atitudes e posturas diante da vida.

Modo de fazer:

Conclusão:
Os alunos mostraram um tremendo interesse pela aula, e pediram para que tivessemos mais aulas como esta, pois os conteúdos ficam fáceis de serem assimilados. O comparativo com o seu cotidiano e o fazer pensar e reflexionar sobre os resultados do experimento, mostraram à eles que as pesquisas de um modo geral não são verdades absolutas e acabadas, mais que estão constantemente em evolução e progresso, para o nosso bem estar ou não.

3- Lista de Exercícios

Questionamento:
Você sabe fazer?

Objetivos:

  • Refletir sobre os conteúdos ministrados nas dez aulas de biologia através das tele aulas.
  • Socializar saberes em pequenos grupos, para que a união faça a força
  • Aprender a fazer, e a prender a ser
Modo de fazer:
Aplique o questionário na turma para ser resolvido em grupo sem consulta em material impresso ou qualquer outro meio, apenas as suas memórias.

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Conclusão:
A menor nota na turma foi 7,5 e a maior 8,5. Estou muito orgulhosa de meus alunos.

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