1- Nutrição
Questionamento:
O que você NÃO gosta de comer, e porque?
Objetivos:
- Chamar atenção para o tipo de alimentação consumida pelo indivíduo
- Questionar se a alimentação está sendo adequada para a manutenção da sua saúde
- Fazer perceber que comer é diferente de se alimentar.
- Levantar discussões de possíveis doenças causadas pela má nutrição
Justificativas:
É muito fácil perguntar ao jovem o que ele gosta de comer, e todos sabemos que a resposta preferida está nos fast foods.
O jovem em geral está acostumado a receber sermões sobre sua alimentação inadequada, mas dificilmente perguntam porque não gostam. Se é por hábito, por impulso, pela aparência, o tipo de sabor e até o paladar individual de cada um.
Fazer o jovem perceber que a sua saúde é importante, e que deve acostumar o seu paladar com alimentos saudáveis é muito difícil. além de fazê-los perceber que Comer não é a mesma coisa que se alimentar e nutrir.
Modo de fazer:
Pedir aos alunos que escrevam em seu caderno todos os alimentos de que não gosta.
Socializar na turma o que cada um escreveu, e em seguida levantar as discussões.
Conclusão:
Alguns alunos se mostraram avessos a fígado de boi, um aluno disse que não gosta da textura da cebola. Poucos na turma não gostam de todas as frutas. E a maioria não tem o hábito de comer legumes e verduras.
A turma chegou a conclusão de que uma alimentação adequada aliada a não ingestão de álcool e drogas, com boas horas de sono previne uma infinidade de doenças. Além disso coadjuvam exercícios físicos de qualquer espécie para uma saúde perfeita.
2- Experimento de Nutrientes
Questionamento:
O que você anda comendo?
Objetivos:
- Analisar qualitativamente nutrientes básicos em alimentos consumidos no cotidiano
- Identificar que um determinado tipo de alimento é mais rico em um dos nutrientes
- Perceber que os alimentos tem a maioria dos nutrientes básicos, só que são mais ricos em um ou outro
- Fazer com que o aluno adote uma postura investigatória científica
- Confrontar o conhecimento empírico com o conhecimento científico
- Usar a linguagem científica para registrar os fatos ocorridos em forma de tabelas e redação própria.
Justificativas:
Trazer para a sala de aula experimentos, mesmo que de forma demonstrativa, sempre despertam o interesse dos alunos no aprendizado. Os materiais usados são de fácil aquisição em super mercados e farmácias, proporcionando uma aproximação do conhecimento científico com o cotidiano do aluno.
A aula experimental aprofunda o conhecimento do aluno em nutrientes alimentares. Além de ajudar no uso de mais um tipo de gênero textual, o científico.
Fazer com que os alunos confrontem seus conhecimentos empíricos com os fatos científicos, traz um reflexionar sobre atitudes e posturas diante da vida.
Modo de fazer:
Conclusão:
Os alunos mostraram um tremendo interesse pela aula, e pediram para que tivessemos mais aulas como esta, pois os conteúdos ficam fáceis de serem assimilados. O comparativo com o seu cotidiano e o fazer pensar e reflexionar sobre os resultados do experimento, mostraram à eles que as pesquisas de um modo geral não são verdades absolutas e acabadas, mais que estão constantemente em evolução e progresso, para o nosso bem estar ou não.
3- Lista de Exercícios
Questionamento:
Você sabe fazer?
Objetivos:
- Refletir sobre os conteúdos ministrados nas dez aulas de biologia através das tele aulas.
- Socializar saberes em pequenos grupos, para que a união faça a força
- Aprender a fazer, e a prender a ser
Modo de fazer:
Aplique o questionário na turma para ser resolvido em grupo sem consulta em material impresso ou qualquer outro meio, apenas as suas memórias.
Conclusão:
A menor nota na turma foi 7,5 e a maior 8,5. Estou muito orgulhosa de meus alunos.
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