quinta-feira, 29 de julho de 2010

Filosofia

Filosofia tele aulas de 1 até 4

1- Conhecimentos Empírico e Científico

Questionamento:
Quanto pesa isto?

Objetivos:
  • Diferenciar entre os conhecimentos científicos e empíricos
  • Formular hipóteses através de conhecimentos epistemológicos
  • Construção de idéias e conceitos através da indagação e do debate, do filosofar
  • Constatar por leis, sistemas e tecnologia, para explicar de modo racional aquilo que se está observando 
Justificativas:
A simples palavra "empírico" é de difícil compreensão por parte do aluno para ser entendida em sua acepção de ação, por isto ela requer um confronto com os conhecimentos epistemológicos e filosóficos natos em todos nós.
Desconstruir conhecimentos e reconstruí-los é tarefa árdua em cada um de nós, pois existe sempre uma resistência natural ao novo. O novo deve sempre apresentar uma forma lógica de convencimento, com estruturas padrões de sinapse neural. O conhecimento científico

Modo de fazer:
Material:
- um pacote fechado de sal de meio quilo
- um apagador de quadro branco
- uma pedra
- uma balança digital

Pedir aos alunos que segurem um por um dos objetos e calcule o peso de cada um. Levante uma dúvida sobre o pacote de sal. Será que é verdade que tem 500 gramas mesmo? Só porque está escrito?
Deixe a turma debater em torno do assunto, levantar hipóteses.
Depois pese cada um dos objetos na balança digital e anote os pesos.

Conclusão:
A turma filosofou, levantou hipóteses, formulou idéias e contatou com metodologia científica (balança) as medidas de massa de três objetos.
Houve uma surpresa generalizada quanto a sensibilidade na medida empírica quanto se verificou as medidas de massa na balança. O maior espanto foi em relação ao pacote de sal que pesava mais de 500 gramas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário